sábado, 2 de julho de 2011

Propriedades do solvente (água) nas altas diluições

Olá, seguidores!

O post de hoje tem como finalidade tentar esclarecer um pouco mais a ideia já citada de "memória da água" nos preparados homeopáticos. Afinal, como esses remédios, compostos basicamente de solvente (água), podem trazer os benefícios da substância base se esta nem está mais presente no frasco vendido aos consumidores?

Segundo o pesquisador mexicano Guarjado Bernal (1990), essa capacidade da água de transmitir informação deve-se a basicamente duas propriedades: (1) a modificação da própria estrutura da água e (2) a emissão de campos eletromagnéticos pelo solvente.

Modificação Estrutural (hipóteses)

Os pesquisadores Gutmann e Resch (hipótese da organização de sistemas moleculares) e Angel Salas (hipótese dos cristais líquidos) foram os principais formuladores dessa teoria, que, como o próprio nome diz, consiste na alteração estrutural do solvente após entrar em contato com a substância base, permanecendo assim mesmo após o desaparecimento das moléculas base, após sucessivas diluições (acima de CH12).

Paul Caro afirmou, em 1989, que não se entende como conformações de algumas moléculas de água em torno do substrato "poderiam ser estáveis no tempo e resistir à agitação e à transferência das soluções de um recipiente para outro".

Todavia, o atual estágio de conhecimento da Física permite constatar que tais modificações realmente ocorrem, mas necessitam da presença de moléculas do soluto. As impressões moleculares específicas de uma substância diluída, portanto, desaparecem quando seu grau de diluição ultrapassa o grau de diluição CH12.

Callinan (1987), autor australiano, propôs então que a elevação da energia térmica mediana faria com que fossem atingidos estados vibratórios estáveis. Entretanto, esta teoria não foi comprovada cientificamente.

Efeitos Eletromagnéticos (hipóteses)

Físicos italianos propuseram a hipótese de modificações de natureza eletromagnética da água.

Como especialistas da teoria quântica dos campos eletromagnéticos, eles demonstraram matematicamente que, quando em contato com uma substância de caráter dielétrico, a água pode se organizar de forma coerente e, assim, manter um "carimbo" eletromagnético da substância base.

Lembrando que não se trata de uma modificação estrutural, mas sim de uma organização dinâmica da água. Seguindo as regras da mecânica quântica, as moléculas de água se organizariam de forma a proporcionar um efeito como o laser.

No entanto, esse "laser aquático" também necessita da presença de moléculas base para se manter!



Como se pode observar, não se trata de uma revolução científica, mas apenas de hipóteses. Permanecendo, assim, o mistério em relação à "memória da água".

Referências:
homeopatiaacademica.webs.com/marcoteorico.htm
homeopatiaahora.blogspot.com/2011/03/new-homeopathic-scientific-research.html



Posted by Jéssica Othon

Nenhum comentário:

Postar um comentário