sábado, 9 de julho de 2011

Opinião pessoal

Olá, seguidores!

Depois de tanto tempo pesquisando e nos envolvendo com a homeopatia, achamos que estaria na hora de demonstrar a vocês a nossa opinião acerca desse tão debatido tema.
Como seria muito difícil de se chegar a uma opinião do grupo como um todo, visto que alguns acreditam plenamente e outros têm suas desconfianças, preferimos que cada integrante desse a sua opinião.

A seguir, então, vocês poderão saber o que cada um tem a dizer sobre a HOMEOPATIA! :)

Jéssica Othon

Após meses pesquisando sobre esse tema muito controverso, minha opinião oscilou bastante sobre a verdadeira eficácia dos medicamentos de uso homeopático. Depois de muito pesquisar e conversar com profissionais da área e pessoas que já fizeram uso desse tipo de medicamento, acho que já posso dizer que tenho uma opinião formada. Acredito que não se pode afirmar que algo é errado ou não funciona apenas pelo fato de não se poder provar cientificamente seu funcionamento. Deve-se levar em consideração a limitação dos atuais métodos utilizados na tentativa de provar a hipótese de "memória da água", afinal, temos vários exemplos, hoje comprovadamente verdadeiros, de teorias que foram refutadas no tempo em que foram criadas e expostas. As pesquisas no campo da física quântica ainda estão em desenvolvimento e, talvez daqui há algum tempo, poderemos comprovar a eficácia ou não desse tipo de terapia. O que não podemos deixar de levar em consideração é o fato de que pessoas (crianças e adultos) e até animais são tratados com medicamentos de uso homeopático e apresentam uma melhora considerável. Como afirmar que um medicamento que trata crianças, as vezes bebês, e animais é um simples placebo? Com certeza, ainda há muito o que explicar!

Jessica Ramos

Minha opinião sobre a homeopatia é bastante relacionada a minha experiência pessoal.Quando criança, sofria de intensas crises inflamatórias nas amígdalas.Os médicos alopatas costumavam diagnosticar infecção bacteriana, que os levava a prescrever antibióticos.Esses remédios acabavam por agredir intensamente meu organismo, causando náuseas, além de promoverem seleção de bactérias resistentes quando utilizados frequentemente.Meu pediatra, então, passou a prescrever um medicamento homeopático, obtendo grande sucesso não apenas curando as crises, mas diminuindo incrivelmente a frequência com a qual ocorriam.

Por esse motivo e tantos outros casos relatados de cura homeopática , realmente acredito na eficácia da homeopatia.Sei que muitas pessoas alegam já terem feito seu uso e não observaram melhora alguma, mas sabe-se que a prescrição correta de um remédio homeopático é algo que exige observação atenta dos diversos aspectos do indivíduo, além de um vasto conhecimento sobre as características de cada medicamento.Como explicado durante nossas publicações, a utilização da substância incorreta acarreta a não eficácia ou até a agravação da doença.Então, deve-se considerar também a existência de diversos profissionais despreparados, que podem ser um dos responsáveis por essa desconfiança geral com relação à homeopatia, aliados a falta de provas bioquímicas sobre sua eficácia.Não acredito que algo deixa de ser válido apenas por não conseguirmos obter provas sobre ela, até porque dados estatísticos mostram que o índice de cura é realmente mais elevado que dos placebos.Talvez, a ciência ainda não esteja evoluída o suficiente para analisar a homeopatia de forma a descobrir a maneira como ela realmente age, promovendo cura.

Leonardo Vaz

Mesmo depois destes meses pesquisando sobre homeopatia, ainda não consegui chegar a uma opinião formada acerca do tema. Se, por um lado, há vários relatos do funcionamento do método, por outro, não há provas científicas convincentes da real eficácia.

Tocou-me, principalmente, a forma como os homeopatas tratam seus pacientes: muitos médicos por aí têm muito que aprender com eles, neste aspecto. E isso pode ajudar no tratamento: a simples confiança e o vínculo gerados entre médico e paciente. Além, é claro, das visões holística e humanizada que a homeopatia prega na medicina.

Porém, sou um pouco cético e não sei se deveria confiar em água ou açúcar para o tratamento de doença. Não vejo muito sentido em tratar uma doença através de fármacos (quando existem) que causem os mesmos sintomas, agindo em vias diferentes das quais a doença em si age sobre, simplesmente para um “reconhecimento” dos sintomas pelo corpo.

Às vezes questiono se é preciso ser tão cético assim para só acreditar em algo que se pode provar, mesmo com algumas evidências do funcionamento. Acho que, se a homeopatia fosse realmente inútil, já teria caído no esquecimento, pois algo que não funciona de forma alguma não é mantido vivo por dois séculos. Embora nunca tenha visto alguem se tratando por este método, creio que deva funcionar, mas não da forma milagrosa como algumas pessoas dizem acontecer.


Natasha Caldas

Depois de tantos posts mostrando os pontos a favor e contra a homeopatia e também as infinitas possibilidades de tratamento utilizando esse método, além da possibilidade de ser tudo uma grande farsa e simplesmente um medicamento placebo, percebi o quão difícil é ter uma opinião definida sobre a homeopatia. Pessoalmente, acredito, e sempre acreditei. Quando criança, fui tratada com a homeopatia, e os medicamentos sempre alcançaram o seu propósito. Mas, depois de fazer esse blog, percebo que existem algumas coisas que ainda precisam ser explicadas para que se possa ter plena confiança nesse tipo de tratamento. Ainda assim, acho que a homeopatia tem conseguido provar o seu valor, conseguindo resistir até os dias atuais apesar de toda a desconfiança que a ronda. Afinal, uma coisa que não funciona não consegue se manter por mais de 300 anos e ainda ter a aceitação de tanta gente, não é? =)

Vitor Paiva
Minha opinião a respeito da homeopatia é a de que esta é uma abordagem de suma importância quando se analisa a história das idéias, que irremediavelmente é um fator preponderante para o desenvolvimento das ciências. Muito embora ela de fato não seja comprovada cientificamente e seus efeitos fisiológicos possam não passar de um bem feito conjunto de suposições ideológicas a respeito do corpo e da mente, a homeopatia deve ser enxergada como um manifesto do esforço em se humanizar práticas científicas e clínicas. Como expresso em diversas postagens, a abordagem holística pregada pela homeopatia é muitas vezes o que falta para o bom tratamento e, portanto, qualquer estudante da área da saúde deve enxergá-la com respeito, mesmo não existindo qualquer evidência comprovável de que ela funcione. Agora, isso não quer dizer que ela deva ser adotada como procedimento padrão, muito menos em sistemas públicos de saúde. Deve ser respeitada e admirada tão simplesmente pelo que é, vale dizer, uma prática e uma idéia que infelizmente já está ultrapassada, e que no máximo poderia ter o mesmo benefício que a ficção científica, ou seja, o de insuflar a criatividade de clínicos ou cientistas para novas técnicas.


Aproveitamos também essa oportunidade para agradecer a todos que acompanharam esse blog!
Esperamos que tenhamos sido capazes de esclarecer todas as duvidas pertinentes a essa tema!

4 comentários:

  1. Oi pessoal, parabens pelo ótimo trabalho de vocês!
    Isso significa que o tema vai continuar em 2011-2 e espero que pelo menos 1 de vocês possa trabalhar como tutor do futuro grupo de homeopatia, e ajudar a incrementar com mais evidencias "pró" e "contra", afinal á centenas e centenas de estudos sobre o tema!

    abração, do prof cético ao extremo kkkk

    Marcelo Hermes

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, gostaria de convidar todos que conhecem os benefícios da homeopatia a escreverem e compartilharem seus relatos fazendo com que mais pessoas conheçam os seus benefícios.

    http://www.campanhacreditenavida.com.br/

    ResponderExcluir
  3. A homeopatia é o equivalente moderno das rezas e mezinhas usadas pelos antigos sacerdotes e xamãs. Não tem qualquer efeito farmacologico, como é evidente pela própria definição de medicamento homeopático. É uma pena que ainda se percam em debates sobre a "memória da água" ou outras questões, quando deviam era mostrar como é que fisiologicamente esses medicamentos têm efeito. O que é certo, comprovado com estudos bem sólidos, é que neste momento a homeopatia trata tanto como o efeito placebo. Resta então a fé que o tratamento funcione. Um perigo quando se quer tratar doenças infecciosas.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Sempre é hora de combater a dengue. Juntos podemos mobilizar a população sobre a importância de se prevenir contra o mosquito Aedes aegypti, mantendo hábitos simples como limpar calhas, caixas d’água, recolher o lixo e nunca deixar pneus ao ar livre para não juntar água.
    Por isso, faça um post nas Redes Sociais, divulgue a hastag #combatadengue e compartilhe essa informação com seus amigos, parentes e vizinhos. A sua contribuição é fundamental para o sucesso desta campanha.
    Caso tenha interesse em divulgar algum material da campanha, entre em contato através do e-mail comunicacao@saude.gov.br.
    Saiba mais sobre a campanha no site: www.combatadengue.com.br
    Você também pode nos seguir no Twitter: www.twitter.com/dengue_MS
    Estamos também no Facebook! Confira: www.facebook.com/minsaude?sk=app_110819375702256


    Obrigado,
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir