domingo, 19 de junho de 2011

Fitoterapia não é Homeopatia!

Olá!

Este post visa a um melhor esclarecimento quanto a diferenças entre homeopatia e fitoterapia. Muitas pessoas confundem estes dois ramos de tratamento da medicina alternativa. Eles não são a mesma coisa.

A homeopatia pode usar qualquer tipo de substância no preparo de seus fármacos, sejam elas de origem animal, mineral ou vegetal. Seus efeitos, como já dito, potencializam as defesas do corpo, através de substâncias diluídas que causem os efeitos da doença, quando experimentadas concentradas em homens sãos.

Já a fitoterapia (do grego: phyton – vegetal, e therapeia – tratamento), utiliza-se somente de plantas para o preparo de seus medicamentos. Eles costumam ser bastante concentrados, se comparados à homeopatia. Seus efeitos costumam ter uma inclinação alopática e normalmente suas ações foram comprovadas por pesquisas.

Por exemplo, o ácido ascórbico (ou vitamina C), que pode ser obtido através de diversos vegetais, como a acerola, o limão ou o brócolis, é um eficaz antioxidante (já dá para começar a observar o efeito alopático na etimologia), que atua nas vias metabólicas, protegendo o organismo contra radicais livres, auxiliando e não potencializando as nossas defesas (melhores explicações sobre as ações metabólicas podem ser encontradas no blog de nossos colegas sobre Radicais Livres e Antioxidantes, acessem: http://biobio-radicaislivres.blogspot.com/).

Existe também o famoso chá de quebra-pedra (Phyllantus niruri), utilizado no trato de lculo renal. Os cálculos renais são constituídos, dentre outras coisas, por oxalato de cálcio (parte mineral) e glicosaminoglicanos (parte orgânica). As substâncias ativas daquela planta impedem as ligações do oxalato aos GAGs, facilitando a eliminação e dificultando a formação das “pedras nos rins”.

Portanto, como se observa, são as próprias substâncias de origem vegetal que agem dentro do corpo, sem uma explícita relação com o mecanismo de defesa defendido pelos homeopatas.

Poderia passar dias falando de ações dessas e de outras plantas, como linhaça, alho, camomila, Ginkgo biloba, guaraná, cola... e chás, como o preto, o mate, o verde... mas isto foge da discussão do nosso blog.

Na fitoterapia, é possível também que ocorram efeitos colaterais, haja vista que as substâncias das plantas podem causar efeitos adversos no organismo, fato que não é encontrado na homeopatia, devido às enormes diluições.

Logo, a utilização dessas substâncias através do consumo de frutas e ervas, seja de forma direta, através de chás ou de remédios industrializados, está dentro do âmbito fitoterápico, pois é utilizada uma substância de origem vegetal no trato ou prevenção de qualquer moléstia. E NÃO tem relação com a homeopatia, pelos motivos já explicados.



Referências:

http://www.fitoterapia.com.br/portal/index.php

http://biobio-radicaislivres.blogspot.com/

http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/22470


Posted by Leonardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário