quarta-feira, 22 de junho de 2011

O uso de glóbulos como veículos na homeopatia

O USO DE GLÓBULOS COMO VEÍCULOS NA HOMEOPATIA

Aqueles que se tratam com a homeopatia com certeza conhecem as famosas bolinhas açucaradas, que são prescritas como remédios homeopáticos. Entre as crianças, o mais difícil é controlar a quantidade ingerida. Por serem feitos de sacarose, os glóbulos possuem um sabor adocicado, por isso acabam por parecer mais com balas que com remédios. Esse fato interessa bastante à indústria farmacêutica, que possui alta preocupação com a aceitação do remédio pelos usuários. Além de possuírem a preferência dos pacientes (por apresentarem sabor agradável e maneira mais prática de utilizaçao), os glóbulos proporcionam uma maior eficácia nos tratamentos e consequente satisfação dos consumidores, pois a bolinha açucarada não costuma ser alvo de rejeição dos usuários. Dessa forma, ela acaba por diminuir os casos de interrupção do tratamento pelo próprio paciente.

Os glóbulos são fabricados com sacarose(açúcar comum) a partir de um processo chamado drageamento, no qual adquirem forma esférica. São bastante solúveis em água e pouquíssimo solúveis em álcool. É importante lembrar que, por serem constituídos de açúcar, possuem utilização com restrições a diabéticos.

As esferas açucaradas parecem ter sido utilizadas primeiramente por Hahneman, que relatou por escrito que um amigo confeiteiro as fornecia. Para funcionarem como veículo para a homeopatia, passam por um processo de impregnação. Primeiramente, a solução é preparada segundo os princípios homeopáticos de diluições e agitações, se tornando então dinamizada. Então, os glóbulos são colocados dentro da solução, para que possam absorvê-la, e postos para secar, pois ficam úmidos. Esse processo é repetido diversas vezes até que seja atingido o grau de absorção desejado. Vale destacar que, como mencionado anteriormente, os glóbulos são solúveis em água, o que faz necessário que a solução dinamizada seja diluída em álcool. Quanto maior o teor alcoólico da solução, maior a impregnação.

A maneira de utilização do medicamento é por meio de lenta diluição na boca, que proporciona rápida absorção pelo organismo. É importante saber que existem tamanhos diferentes de glóbulos, os quais são escolhidos de acordo com a preferência de cada farmácia. Entretanto, o tamanho não costuma ser considerado pelos homeopatas ao prescrever o número de glóbulos, apesar de cada um deles possuir dosagem diferente de medicamento. Isso acontece porque, diferente da farmacologia clássica, a dose dos remédios pode ser estabelecida experimentalmente, aumentando-se gradativamente caso a melhora do paciente seja pequena. O tratamento com outros remédios nao homeopáticos muitas vezes requer que as doses sejam respeitadas de forma rígida, pois podem se tornar tóxicos em maiores quantidades.

Fonte:


Posted by Jessica Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário