No post de hoje, como nos foi pedido no blog de nossos tutores (acessem!!! biobio-unb.blogspot.com) iremos abordar o que a homeopatia poderia fazer quando relacionada com a reportagem sobre a presidenta (como prefere ser chamada) Dilma Rousseff, publicada na última última edição da revista Época (28 de maio, edição 680).
A reportagem mostra os problemas de saúde enfrentados pela presidenta, seus esforços para se manter bem, além de citar todos os 28 medicamentos que ela chegou a usar de uma só vez.
Para conferir a reportagem, acessem o link: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI236882-15223,00-A+SAUDE+DE+DILMA.html
A reportagem não menciona, em momento algum, o uso de remédios homeopáticos, mas traz a informação de que Dilma faz uso de suplementos vitamínicos, seguindo tratamento ortomolecular, e de cartilagem de tubarão, por conta própria. Tais condutas demonstram que ela não faz uso apenas de métodos ortodoxos, o que nos leva a crer que utilizar medicamentos homeopáticos não seria um tratamento descartado pela presidenta.
A reportagem supracitada menciona diversos problemas de saúde, além do câncer (linfoma) que apresentou e tratou em 2009, como pneumonia, gripes recorrentes, hipotiroidismo, hipertensão e diabetes tipo 2. A terapia homeopática, como já mencionamos em posts passados, tem o objetivo de estimular a autorreabilitação do organismo como um todo, utilizando substâncias que causariam os sintomas patológicos em pessoas sãs. A seguir, listamos alguns medicamentos homeopáticos que poderiam sem ministrados à presidenta para cada doença apresentada por ela, caso aderisse ao tratamento homeopático:
PNEUMONIA
- Bryonia Alba
- Ferrum phosphoricum
GRIPES
- Allium sativum
- Gelsemium sempervirens
HIPOTIROIDISMO
- Thyroidinum
- Thioproperazine
DIABETES
- Syzygium
- Glycerinum glicerina
- Helonias
Segundo Dr. João Luiz de Carvalho Mattoso, médico especialista em Acupuntura (UNIFESP), Homeopata (Instituto Hahnemanniano do Brasil) e Tocoginecologista (TEGO), o tratamento homeopático poderia trazer diversos benefício para o tratamento de um câncer como o apresentado pela presidenta em 2009, como:
- diminuir a ação dos efeitos colaterais da quimioterapia e da radioterapia;
- melhorar a função dos órgãos e vísceras, facilitando a desintoxicação e a eliminação;
- diminuindo os edemas e facilitando os vasos sanguíneos e linfáticos;
- diminuir as infecções e inflamações difíceis de serem controladas;
- melhorar o apetite, a absorção e o aproveitamento do alimento;
- diminuir ou estacionar o crescimento de nódulos, tumores e gânglios;
- diminuir a dor aguda e crônica;
- melhorar a qualidade de vida;
- ajudar no equilíbrio emocional e mental;
- ajudar o pré e o pós-operatório dos pacientes favorecendo sua recuperação;
- o medicamento é muito barato, sem efeito colateral e sem contra indicação;
- pode ser administrado com outros remédios sem interação medicamentosa.
Como se vê, são inúmeros os medicamentos homeopáticos para cada doença apresentada pela nossa presidenta. Resta saber se ela aceitaria deixar-se aos cuidados dos homeopatas!
É importante ressaltar que, por mais que esses remédios sejam indicados para tais doenças, é imprescindível consultar um médico antes de tomar qualquer medicamento! Os autores desse blog, em momento algum, querem incentivar a auto-medicação.
Referências bibliográficas:
http://www.highway.com.br/users/akatz/ortomol.htm
http://www.portaleducacao.com.br/farmacia/artigos/1106/os-principais-remedios-homeopaticos
http://www.mdsaude.com/2009/02/quais-sao-os-sintomas-da-pneumonia.html
http://wikbio.com/pt/homeopatia-para-tire%C3%B3ide?q=pt/homeopatia-para-tire%C3%B3ide
http://wikbio.com/pt/Diabetes-e-Homeopatia
http://www.plantasquecuram.com.br
http://www.diasdacruz.com.br/homeopatia.php?idh=55
http://www.oncoguia.com.br/site/interna.php?cat=48&id=917&menu=2
Nenhum comentário:
Postar um comentário