sábado, 18 de junho de 2011

Homeopatia contra a parede - parte 3

Olá!

Neste último post da série atacando a homeopatia, falarei de críticos a este tratamento. Embora esteja ciente de que há várias divergências entre publicações, matérias, reportagens, estudos e sites acerca da homeopatia (ora favoráveis, ora contrários), falarei agora da posição da revista The Lancet (uma das mais prestigiosas da área médica) e de um movimento, 1023, que faz campanha pública contra este ramo da medicina.

A revista atacou um relatório da OMS, de 2003, sobre homeopatia (Homoeopathy: review and analysis of reports on controlled clinical trials). O relatório afirma que o método terapêutico se mostrou superior ao placebo em experimentos controlados e "equivalente à medicina convencional no tratamento de doenças, tanto em homens quanto em animais".

Os críticos não pouparam palavras: "O relatório é baseado em dados positivos e esquece os negativos encontrados em outros estudos", disse Edzard Ernst, da Escola Médica Península, do Reino Unido. "A OMS não deveria promover a homeopatia, da mesma forma que o fez com a acupuntura". A OMS se defende ao afirmar que o relatório, além de preliminar, tem o objetivo de estimular mais pesquisas sobre o assunto. "Nossa proposta é melhorar as abordagens das pesquisas e levar a estudos clínicos mais apropriados", disse Xiaorui Zhang, que coordenou a análise da OMS.

Em uma pesquisa publicada pela The Lancet, em 2005, pesquisadores da Universidade de Berna (Suíça) fizeram testes separando algumas pessoas em grupos variando desde pequenos espaços amostrais (com dez pessoas) até grandes grupos com mais de mil voluntários e também fizeram testes com diferentes níveis de qualidade. Os testes envolviam placebo, remédios alopáticos e homeopáticos.

Os resultados do experimento indicaram que a homeopatia funcionou pouco melhor que o placebo em testes com grupos menores e com menor qualidade e a eficácia pareceu cair conforme o aumento do número de pessoas e com uma qualidade dos testes mais apurada.

A conclusão chegada é que, embora a homeopatia seja amplamente utilizada, os efeitos específicos dos remédios homeopáticos são implausíveis, em contraste com os alopáticos. A pesquisa indicou que seus efeitos são comparáveis aos de um placebo e não se equivalem aos de um tratamento convencional.

Em um editorial intitulado “O fim da homeopatia”, a revista disse que o mais surpreendente não são os resultados dos estudos, mas que a polêmica continue após mais de “150 anos de resultados desfavoráveis” à homeopatia. Afirmou também que os médicos deveriam ser mais honestos com seus pacientes a respeito da ausência de benefícios da homeopatia e que as atitudes dos médicos e dos pacientes com relação a certos tratamentos alternativos criam uma ameaça maior para o tratamento convencional e para o bem-estar dos pacientes, mais até que os próprios argumentos artificiais dos supostos benefícios de diluições absurdas.

Existe uma campanha que começou no Reino Unido chamada 1023 Homeopathy - there’s nothing in it, cujo nome faz alusão ao número de Avogadro (que será explicado em um post mais adiante). Ela faz uma série de críticas à homeopatia.

A mais marcante, até agora, realizada em 30/01/2010, às 10:23, foi mais de 400 pessoas, em 13 cidades britânicas, ingerirem overdoses de remédios homeopáticos em frente a lojas de uma rede de farmácias, com o intuito de mostrar que não há nada neste tipo de medicamento. As ações se repetiram nos dias 05 e 06/02/2011, de forma mais abrangente no mundo, tendo sido feita por mais de 1500 céticos, inclusive no Brasil e até na Antártica.

Esse movimento quer também que a maior rede de farmácias daquele país deixe de vender produtos homeopáticos. O grupo divulgou que o farmacêutico superintendente dessa rede admitiu que desconhece qualquer comprovação da eficácia desses produtos, mas os vende simplesmente porque algumas pessoas os compram.

Link para vários vídeos de pessoas tomando overdoses homeopáticas, no evento da campanha 1023, ao redor do mundo: http://www.1023.org.uk/the-1023-challenge-gallery.php

Referências:

http://agencia.fapesp.br/4243

http://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736%2805%2967177-2/fulltext

http://www.1023.org.uk/

http://leonardof.med.br/2010/03/05/homeopatia-enfrenta-oposicao-no-reino-unido/

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/01/100130_homeopatia_protesto_overdose_np.shtml

Se você está curioso para saber o que aconteceu às pessoas da campanha, aqui vai: NÃO ACONTECEU NADA! NADA!!!


Posted by Leonardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário